SUJEITOS DO PROCESSO DE UTILIZAÇÃO DA EAD
COORDENAÇÃO, TUTORIA, SECRETÁRIA, TÉCNICOS E ESTUDANTES
Ana Augusta Ferreira de Freitas – Profª Titular – UECE
Coordenadora de Tutoria e Docência do Curso de Administração – UECE
1. Introdução
Pensar no Ensino a Distância (EaD) é pensar em sujeitos conectados em teias, transformando a relação tempo e espaço, interagindo na construção do conhecimento, a partir de um novo paradigma de educação. Esta reflexão não é uma tarefa fácil e nem mesmo óbvia, já que estamos falando de pessoas iguais, mas dentro de novos contextos, onde imagens sedimentadas culturalmente precisam ser reconstruídas.
É neste sentido que se apresenta neste texto uma breve reflexão sobre o papel de alguns sujeitos vinculados à Educação a Distância, notadamente professor, coordenador, tutor, secretária, técnicos e estudantes.
Ao longo do texto, pretende-se levar o leitor à reflexão do conceito de sujeito coletivo em contraposição à noção de sujeito individual. Uma EaD centrada no sujeito coletivo deve priorizar recursos interativos que possibilitem o trabalho colaborativo de construção de conhecimento.
Para ilustrar alguns destes pensamentos, se fez a escolha por apresentar uma experiência, vivenciada pela autora no Curso de Administração a Distância (AdmEaD) da Universidade Estadual do Ceará, no qual atuou como professora, tutora e, atualmente, coordenadora de tutores e docentes. O Curso de AdmEaD foi criado com o apoio do Ministério de Educação, com a finalidade de atender a demanda das empresas estatais em termos de qualificação dos seus servidores públicos. O curso funciona em parceria com Instituições de Ensino de várias partes do país e se configura como um projeto piloto.
2. O papel dos sujeitos envolvidos na produção de conhecimento em EAD
É comum se ouvir a expressão de que na Educação a Distância o aluno aprende sozinho, ao conduzir de forma autônoma o processo de aquisição de conhecimento. De