Suinocultura
Outubro 2012
PLANO DO PROJECTO
Este é um projecto para criação de suíno, em que se pretende no âmbito da sua execução pautar por um grau elevado de controlo sanitário e eficiência da mão-de-obra, visando atingir maior desempenho dos animais. Para tal é necessário proporcionar um ambiente com condições propícias que maximize o bem-estar dos animais. Assim sendo, as instalações apresentam um papel fundamental. È necessário uma atenção especial a alimentação, bem o manejo adequado dos animais, pois estes dois factores conjuntamente com uma instalação bem planeada concorrem de forma significativa para o aumento de produtividade, pois reduz-se os custos de produção, devido a maior eficiência de mão-de-obra, conforto, salubridade e produtividade dos animais.
Assim sendo, pretendemos desenvolver instalações que permitam:
- Maior conforto aos animais e ao operador, em todas as fases da exploração;
- A optimização da mão-de-obra, tornando os trabalhos agrícolas menos árduos, com economia de tempo a espaço;
- O aumento a renda da propriedade agrícola por meio da maior produção de homens e animais,
Para o efeito, o projecto prevê um plano de produção, plano para implantação das construções e projecto alimentar dos animais
PLANEAMENTO DA PRODUÇÃO
Este é um projeto para criação de suínos, que deverá de partida possuir 3 machos e vinte e uma leitoa: 1 macho com uma reposição anual de 7 leitoas por ano, sendo uma a cada 2 meses, ou seja, cada leitoa dará cria na média 2 vezes por ano, seriam 42 gestações por ano de seis crias, o que resultaria na média 252 animais anual, 21 mensais, com peso médio de 35 kg. O objectivo é comercializar no mínimo 250 animais por ano nos 2 primeiros anos, projectando-se um crescimento de 20% anual.
Ou seja, no 3º, 4º, 5º , 6º ano projecta-se comercialização de 300, 360,432, 518 animais respectivamente.
PLANEAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES