A importância da política na engenharia
O objetivo deste relatório é evidenciar a importância da ciência política na formação em Engenharia, esclarecendo dúvidas e peculiaridades com a aula ministrada pelo Reitor da faculdade Bonifácio Andrada, que discorreu o assunto com explicações históricas, técnicas difundidas na política, educação e engenharia acrescentando-nos conceitos práticos, e uma visão mais crítica e ampla.
“Ciência política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos”. Na realidade tudo em nossas vidas gira em torno de um tipo de política, uma lei, procedimentos que temos a seguir para viver bem, ter uma família estruturada, ser bem sucedido profissionalmente, dentre outros.
Segundo Bonifácio Andrada (2012) “a política é o poder, uma qualidade. Poder de se impor e dominar a organização”. Existem situações em que temos o poder, como por exemplo, educar um filho, escolher um curso, sendo chefe de um setor ou grupo, buscando inovação, e não menos importante ao eleger um candidato.
Muitos se perguntam o que isto tem a ver com meu curso? Onde se aplica em uma usina, ou qualquer outro lugar de trabalho? A resposta é simples, tudo envolve um tipo, e forma de política, em qualquer lugar de trabalho temos política de segurança, qualidade, meio ambiente, política para ser promovido, conviver na empresa, discutir e criticar situações, etc., ou seja, a todo o momento e em todas as situações seguimos leis, possuímos direitos e deveres. Até os pais tem uma política com seus filhos que ora funciona, ora não. Situação corriqueira na política do país, quando não temos o que esperávamos de nossos candidatos.
Os conceitos mencionados como os tipos de política, a relação da história, forma de governar, mostrou- nos também como chegamos à democracia a qual vivenciamos no país até hoje. Onde refletimos a importância de saber e entender nossas teorias técnicas e práticas, mas também se preocupar com os fatos que acontecem em nosso país, seja