Teste
A Engenharia Social e Seu Uso Fraudulento no Ambiente Corporativo
1 INTRODUÇÃO
As organizações dependem de informações confiáveis, a fim de executar as suas tarefas diárias, da mesma forma que estão dependentes da sua alimentação constante. As informações precisam ser oportunas, precisas, completas, válidas, coerentes e relevantes para serem úteis para a organização (ALBUQUERQUE, 2007).
Estes argumentos servem para salientar a importância da informação já existente nas organizações e a necessidade de um bom planejamento das políticas de segurança e na conscientização e treinamento dos funcionários na prevenção de ataques relacionados à Engenharia Social (MITNICK, 2003).
1.1 JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem como objetivo apresentar um conjunto mínimo de informações sobre a engenharia social e a importância do fator humano no ambiente corporativo capaz de aumentar, significativa e objetivamente, a eficiência do profissional responsável pela tecnologia da informação.
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
As organizações adotam políticas de segurança baseadas em normas certificadas?
Os usuários respeitam as políticas de segurança da empresa? 1.3 OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem por objetivo geral traçar o perfil do hacker que utiliza a engenharia social para burlar os sistemas de proteção técnicos através do elo mais fraco da segurança da informação de uma organização, o fator humano.
1.4 OBJETIVO ESPECÍFICO
• Mostrar a importância do fator humano como ferramenta na segurança;
• Analisar e avaliar os tipos de ataques usados na engenharia social;
1.5 METODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste trabalho será realizada uma abrangente revisão bibliográfica, a fim de identificar, analisar e compreender quais são as metodologias, tecnologias e ferramentas mais favoráveis para execução e defesa de uma tentativa de acesso não autorizado às informações das organizações.
1.6 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
Como objetos de