Suinocultura
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar de uma maneira mais especifica a origem da suinocultura, uma atividade de grande importância para economia brasileira, que apresenta um grande crescimento nesse setor, gerando um grande numero de empregos. Esse setor também apresenta ameaças, oportunidades e vários outros aspectos que será abordado no decorrer do trabalho.
Palavras–chave: suinocultura, origem, produção, cadeia produtiva.
Apresentação
A suinocultura brasileira, a exemplo de outras cadeias produtivas do agronegócio, cresceu significativamente, nos últimos quatorze anos. A suinocultura é uma atividade importante do ponto de vista econômico e social, uma vez que promove a fixação do homem no campo, gerando empregos diretos e indiretos em toda cadeia produtiva. Esse crescimento é notado quando se analisa os vários indicadores econômicos e sociais, como volume de exportações, participação no mercado mundial, número de empregos, entre outros. A criação de porcos do passado evoluiu também na técnica e no modelo de coordenação das atividades entre fornecedores de insumos, produtores rurais, agroindústrias, atacado, varejo e consumidores. Passou a ser uma cadeia de produção de suínos, explorando a atividade de forma econômica e competitiva. Também é muito importante a nutrição animal, procura-se o máximo de eficáci a trazendo ao produtor o que ele busca, evidentemente o lucro. Para isso é necessário uma alimentação adequada e uma ótima absorção dos nutrientes para que o animal cresça e produza em perfeitas condições.
Desenvolvimento
Depois de trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses, no século 16, o porco brilhou em festas populares, onde era servido inteiro. Até a década de 50, a extração da banha era o principal uso que se fazia desse animal. Ela tinha duas finalidades: era usada como base