suinocultura
SUINOCULTURA
MACHADO, 2014 SUINOCULTURA
A suinocultura é subdividida em seis setores, sendo reprodução, gestação, maternidade, creche, crescimento e terminação. Onde neles são distribuídos os suínos da granja.
Reprodução: A granja utiliza hoje, o método da inseminação artificial, sendo o sêmen coletado de dois cachaços (P76 e NK75). Esses cachaços foram adquiridos da Pennarlan empresa responsável pelo melhoramento genético dos dois machos. Os cachaços são diferenciados a partir da carcaça (carne), sendo o P76 um suíno que adquire peso mais facilmente e o NK75 um suíno que produz uma carne mais nobre. A inseminação é feita quando se detecta o cio, sendo o cio detectado ao passar o rufião (cachaço utilizado apenas para detectar cio) enfrente as matrizes, e estas apresentarem algum estimulo, com isso o aluno ou funcionário que esteja executando o manejo, da inicio a inseminação. Com exceção das avós, que são inseminadas com o sêmen do Gaila, e estas darão origem a novas matrizes.
Gestação: As porcas inseminadas passam por um período aproximadamente de três meses e duas semanas na gestação, onde recebem ração duas vezes por dia. Esta ração contem nutrientes fundamentais para os fetos. Nesse período a porca não demonstrara cio, ficara inquieta na presença do macho.
Maternidade: Aproximadamente uma semana antes de parir as porcas são levadas para a maternidade, onde passam por um período de adaptação, tanto com o ambiente, quanto com a ração, que passa a ser de lactação. Essa ração contém substancias que vão estimular a lactação da matriz, e fornecer nutrientes suficientes para os leitões que nascerão, fazendo com que eles cresçam de maneira uniforme e recebam leite suficiente para isso.
A maternidade contem escamatiador , onde os leitões recém nascidos são estimulados a dormir. Nesse escamatiador contem uma lâmpada, que