suinocultura
Os principais cortes de porco apresentados no mercado são cabeça, paleta, lombo, lombinho, pernil, barriga, perna dianteira, toucinho, bacon, pés, orelhas e rabo.
Há mais de 100 subprodutos da carne suína. Os mais conhecidos no Brasil são bacon, costelinha, lombo defumado, linguiça (blumenau, colonial, churrasco, calabresa e toscana), salame (italiano e milano), copa, morcela, torresmo e pernil (tender e parma).
É importante destacar que tudo do suíno é aproveitado, de tripas a orelhas, sangue, vísceras etc., desde a fabricação de subprodutos, passando pela indústria farmacêutica e cosmética e chegando à produção de pincéis.
Embutidos Embutidos são produtos feitos à base de carne picada e condimentada, geralmente com forma simétrica. São embutidos sob pressão em um recipiente ou envoltório de origem orgânica ou não orgânica.
Podem ser frescos (linguiças frescas), secos (embutidos crus, submetidos a um processo de desidratação parcial, como salames e mortadelas) ou cozidos (presuntos e salsichas).
Além das carnes em si, as matérias-primas básicas dos embutidos são tripas, condimentos, conservantes, estabilizantes, temperos, entre outros.
Os principais estados produtores de suínos do Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás) tanto na produção total desse tipo de carne quanto na produção inspecionada.
Importância da Suinocultura
O agronegócio tem grande importância para a economia nacional, pois apresenta amplo potencial de geração de empregos, renda e divisas. O setor tem ampliado sua produção continuamente, promovendo o desenvolvimento do interior do país e incrementando as exportações. O agronegócio foi um dos grandes responsáveis pela retomada do crescimento econômico e, em razão da abertura comercial intensificada a partir do início do ano de 1990, vem procurando especializar-se, cada vez mais, em tecnologia, com