Fichamento do texto o conceito de região e sua discussão
FICHAMENTO DO TEXTO O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO
por
Lúcio Flávio Pereira de Aguiar
Trabalho de aproveitamento do curso de Geografia disciplina de Geo-História
Prof.: Ortiz
Turma: 3.001
Rio de Janeiro setembro/2012 De imediato, o autor descarta a definição de “região”, restringindo seu alcance conceitual, pois Ciência não é tribunal. Paulo César (PC) reconhece outros domínios no conceito “região”, como a própria ciência, e em destaque, a geografia, que o utiliza de forma diversa.
A importância de se romper o “caráter normativo” e de buscar diferentes usos do conceito, ou diferentes recortes criados e seus instrumentos, sem estabelecer prioridade, compreende-se as raízes do pensamento geográfico.
A palavra “região” deriva do latim regere. Regione nos tempos romanos era designação de áreas sobre a sombra de Roma. Trata-se de um momento histórico em que surge amplamente a centralização do poder em um local, e a extensão dele sobre uma grande área diversa social, cultural, espacialmente.
Contribui o fato de que outros conceitos de natureza espacial tenham surgido, mesmo o conceito spatium como contínuo, ou como intervalo, seguindo uma relativa ordem neste vazio, ainda o conceito de província (provincere), atribuindo ao domínio hegemônico romano.
O esfacelamento do Império Romano seguiu inicialmente essa direção de fraturas regionais e a subdivisão dessas áreas origina os feudos. A Igreja contemporaneamente utiliza essa estrutura na sua administração.
O Estado moderno europeu recolocou o problema destas unidades espaciais regionais. Predominam (entre outros) na afirmação de legitimidade do Estado no sec. XVIII, o discurso da união regional contra o inimigo comercial, cultural ou militar externo.
Fundamentalmente, a questão é a mesma na Antiguidade Clássica, a questão de centralização, a unidade administrativa e a diversidade cultural, espacial, física, econômica e política sobre a qual esse poder centralizado deve ser