Suicidio entre homens
Aluna: Iliane Freitas Ferreira
Orientador: Prof Me Helder de Pádua Lima
RESUMO
Trata-se de um estudo bibliográfico que objetivou analisar as tendências de artigos científicos nacionais que abordam o suicídio ea tentativa de suicídio em homens. As produções científicas foram identificadas nas bases de dados Lilacs e Scielo. Para a identificação dos estudos foram utilizados os descritores tentativa de suicídio, suicídio e homens. Foram utilizados artigos científicos em português, originais, disponíveis na integra em meio eletrônico. Com tal método, foram identificados 10 estudos. Os dados foram coletados através de formulário, organizados em quadros e analisados conforme o método de análise temática. Os resultados apontam para as seguintes tendências das produções selecionadas: diferenças de sexo e gênero nas tentativas de suicídio e suicídio, meios mais utilizados por homens, associações com perfil sociodemográfico e clínico e práticas profissionais para tais pessoas. Tais achados contribuem para saber os principais apontamentos da literatura estudada, as limitações no que concerne aos temas que ainda precisam ser elucidados, bem como a avaliação, fortalecimento e efetivação de políticas públicas e práticas de saúde que considerem tal problema.
Descritores: Tentativa de suicídio, suicídio, homens.
INTRODUÇÃO
O desejo de escrever sobre o suicídio surgiu diante de casos de óbitos ocorridos, por decorrências de suicidas na comunidade que resido e a forma como é praticada, a qual não há atenção para nenhuma dor o único interesse é por fim a sua própria vida. Minha preocupação estendeu-se aos familiares dos falecidos que sofrem consequências, sócias e econômicas.
Percebe-se na literatura os principais fatores de suicídio esta relacionado em situações diversas, como a droga, doenças terminais, depressões, história progressiva do individuo, familiar sexo e idade, outros dados