Cultura e ideologia
CULTURA - É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, arte, moral, etc), estando em permanente processo de mudança.
O antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009) diz que a cultura deve ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, entre os quais se incluem a arte, a ciência, a religião e as normas econômicas. Esses sistemas se relacionam e influenciam a realidade social e física das diferentes sociedades.
Ele procurou analisar o que era comum e constante em todas as sociedades, ou seja, as regras universais e os elementos indispensáveis para a vida social.
Discriminar significa "fazer uma distinção". O significado mais comum tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica.
DIVERSIDADE - Movimento que vai na contra-corrente da monocultura ou cultura única. Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou ser mulher são algumas condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica.
ETNOCENTRISMO é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Ou seja, cada grupo ou sociedade se acha superior e olha com desprezo e desdém os outros, tidos como estranhos ou estrangeiros. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico sendo considerado como superior a