Principais temas da obra aristotélica.
Aluno: Gabriel de Sousa Pinheiro
Professor: Daniel Tourinho Peres
Fatores Históricos
Aristóteles nasceu na Macedônia na cidade de Estagira no ano de 384 A.C. Seu pai era amigo e médico de Amintas, rei da Macedônia e avô de Alexandre. Foi educado nos princípios da medicina e teve todos os estímulos e oportunidades para direcionar sua mente na direção da ciência e em certo sentido para funda - lá.
A respeito da juventude de Aristóteles, existem duas versões. A primeira diz que ele esbanjou seu patrimônio em uma vida tumultuada, foi para o exército para não morrer de fome, voltou a Estagira para estudar medicina e por fim foi para Atenas estudar filosofia com Platão. A segunda diz que ele foi para Atenas com 18 anos ficar sob a tutela do seu grande mestre, mas mesmo assim, vivendo despreocupadamente e intensamente.
Acredita-se que com Platão estudou entre 8 e 20 anos.Porém,não foi uma convivência totalmente harmoniosa, afinal, gênios não se dão muito bem uns com os outros, ainda mais quando quase meio século os separa, gerando assim uma incompatibilidade de espíritos.
Aristóteles foi convidado por Felipe, rei da Macedônia, para educar Alexandre.O maior monarca da época fez essa escolha pois queria todas as vantagens educacionais possíveis para seu filho, entre elas, os ensinamentos do grande filósofo.Segundo Plutarco, "Alexandre amou e venerou Aristóteles como se fora se próprio pai, pois se de seu pai recebera a vida, Aristóteles lhe ensina a arte de viver.
A obra aristotélica
Sua obra se classifica em quatro tipos de Escritos. Escritos Lógicos: Categorias, Tópicos, Primeiros Analíticos, Segundos Analíticos e Refutações dos Sofismas. Escritos Científicos: Física, Tratei dos Céus, Crescimento e Decadência, Meteorologia, História Natural, Tratado da Alma, Partes dos Animais, Movimentos dos Animais e Geração dos Animais. Escritos Estéticos: Retórica e Poética. Escritos Filosóficos: Ética, Política e