maninho
Introdução 3
O estudo da lógica 4 Lógica formal, informal, simbólica, matemática 4
História 5 Lógica Aristotélica 5 Lógica Matemática 6
Aristóteles 7 Aristóteles na Lógica 7
Problemas de Lógica 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
A Lógica é o estudo filosófico do raciocínio válido. Utilizada em atividades mais intelectuais, a lógica é usada principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática, semântica e ciência da computação. Ela examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falsas. Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Na matemática, estuda-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. Por fim, a lógica também é estudada na teoria da argumentação.
Neste trabalho irei falar mais sobre a lógica matemática, sobre alguns pois foi para a disciplina de matemática em que este trabalho foi pedido.
O estudo da lógica
O conceito de forma lógica é central à lógica, e assenta na ideia de que a validade de um argumento é determinada pela sua forma lógica, não pelo seu conteúdo. A lógica silogística aristotélica tradicional e a lógica simbólica moderna são exemplos de lógicas formais.
Lógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. O estudo de falácias é um ramo particularmente importante da lógica informal. Os Diálogos de Platão são bons exemplos de lógica informal.
Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal. Uma inferência possui um conteúdo puramente formal se ele pode ser expresso como um caso particular de uma regra totalmente abstrata, isto é, uma regra que não é sobre uma qualquer coisa em particular. As obras de Aristóteles contêm o primeiro estudo formal da lógica. A lógica formal moderna segue e amplia o trabalho