A Ética Nicomaco
O tema do presente texto é a ética Aristotélica. É uma pesquisa baseada no livro Ética à Nicômaco de Aristóteles.
A motivação inicial foi descobrir qual tipo de bem, que o ser humano busca para sua realização. Ao decorrer do trabalho e durante os debates feitos em sala, indicamos também os problemas dos valores importantes para a pessoa; As hipóteses encontradas na ética Aristotélica indicam a vida ideal como vivência das virtudes, junto com o outros, e que essa vivência é a felicidade.
O segundo capítulo, a qual abordaremos com maior ênfase, trata do resumo da presente obra, dividido em quatro pontos. Neles são abordados o objeto do agir humano, a divisão e a classificação das virtudes, e a estrutura de um ato moral.
Como método, utilizo a leitura, a interpretação exegética-hermenêutica e a escrita.
2. Conhecimento
Em sua obra, Aristóteles faz uma análise do modo de agir do ser humano, concluindo que todo o conhecimento e trabalho, visam sempre a prática de algum tipo de bem, sendo este, portanto, o objetivo buscado em todas as ações.
A primeira pergunta é sobre o que é o bom, ou o que é bem. A presente obra tem inicio com um questionamento, mas, há também uma afirmação: todo o indivíduo, assim como toda ação e escolha, almeja um bem e este bem, é aquilo a que todas as coisas tendem. O fim de nossas ações é o Sumo Bem, mas, como o conhecimento de tal fim tem grande importância para nossa vida, devemos determiná-lo para saber de qual ciência o Sumo Bem é objeto.
Um dos temas centrais na filosofia de Aristóteles é o conceito de felicidade, sendo para ele, a finalidade ultima do ser humano, pois todos nós desejamos ser felizes, contudo, esse conceito difere da nossa vontade, e também de um estado passageiro.
O homem busca ser feliz, e desse modo, o bem viver e o bem agir são igualados com o ser feliz, ou seja, é uma ação conforme a virtude, visando sempre o melhor, por esta razão, a virtude encontra-se entre dois extremos, sendo ela,