Sistema nervoso
Organismos unicelulares respondem a variações do ambiente, aproximando-se ou afastando-se de estímulos como luminosidade, oferta de oxigênio e presença de alimento, desde que tenham a capacidade de se movimentar. O primeiro grupo animal a apresentar um “sistema” nervoso foi o dos cnidários ou celenterados. Na verdade trata-se mais uma rede difusora de células nervosas, que muitos autores consideram apenas um tecido nervoso. Um simples toque no animal espalha o estímulo pela rede nervosa, provocando a reação de encolhimento, de forma pouco coordenada.
Sistema nervoso dos vertebrados:
Os vertebrados apresentam um sistema nervoso dorsal, que pode ser dividido anatomicamente em central (o encéfalo) e periférico (composto principalmente de nervos).
O nosso sistema nervoso: SNC E SNP
SNC
O sistema nervoso central (SNC) coordena todas as informações recebidas e enviadas pelo corpo. Todos os estímulos do ambiente captados pelos órgãos dos sentidos, além das informações do próprio corpo, percebidas pelos órgãos sensoriais internos, são enviadas ao SNC, que se encarrega de processar a informação e ativar a resposta apropriada aquele estimulo.
O SNC é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo, formado pelo cérebro, cerebelo e bulbo, fica localizado dentro do crânio; a medula espinhal fica num canal formado no interior das vertebras. A principal função do sistema nervoso central é coordenar as informações que recebemos do ambiente e do meio interno, através de órgãos dos sentidos, e as respostas que precisam ser dadas.
SNP
O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos que saem do encéfalo(12 pares) e da medula espinhal (31 pares). Os nervos são fibras que conduzem o impulso nervoso e podem ser sensitivas (que levam as informações do ambiente e do próprio corpo para o sistema nervoso central) ou motoras( que transmitem “ordens” do sistema nervoso central para outros órgãos do corpo, como músculos e