Sudeste Brasileiro
Região Sudeste
Nomes: João Victor Souza Nascimento
Daniel Zem
Gabriel Gustinelli
Marcela pinno
Índice
1. (dani)Introdução
2. (dani)Relevo
3. (Toshiba)Clima
4. (Toshiba)Vegetação
5. (Gabriel)Hidrografia
6. (Gabriel)Demografia
7. (marcela)Economia
8. (marcela)Conclusão
9. Bibliografia
1. Introdução: A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 510 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia; a leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná; a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal.
2. Relevo: Planícies costeiras
Como a costa brasileira é muito extensa (7.367 km), a largura das planícies costeiras varia muito. Em algumas localizações aparecem grandes baixadas, estreitos e áreas de contato direto do Oceano Atlântico com as serras. Encontramos nestas planícies algumas restingas (terreno arenoso e salino próximo ao mar) e grande quantidade de praias. Estas restingas dão origem a baias (porção de oceano rodeado por terras) e lagoas costeiras.
Serras e planaltos do Sudeste e Leste (Planalto Atlântico Sul)
Relevo acidentado formado por serras cristalinas, composta por rochas antigas. As serras mais conhecidas são: Serra do Mar (escarpa voltada para o Oceano Atlântico), Serra da Mantiqueira Minas Gerais e São Paulo), Serra de Paranapiacaba, Serra do Espinhaço (Bahia e Minas Gerais), Serra da Canastra (São Paulo e Minas Gerais) e Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro).
Planalto Meridional
Presente na região oeste de Minas Gerais e centro-oeste do estado de São Paulo. É composto por dois grandes blocos:
Depressão Periférica: localizado entre o Planalto Atlântico Sul e o