sudeste brasileiro
Região sudeste contrata quase 1 mlhão de pessoas no ano As empresas da região Sudeste efetuam a contratação, acima do volume de emissões, de 984mil empregados com carteira assinada no acumulado de janeiro a julho deste ano, segundo informações divulgadas pelo ministério do trabalho. O valor é mais da metade todas as 1,65 milhão de contratações feitas em todo país no período. Segundo dados do ministério do trabalho, foram abertas 608 mil vagas formais de trabalho no acumulado deste ano.
Sudeste de janeiro a julho- 608 mil
Sul de janeiro a julho- 299 mil
Nordeste de janeiro a julho- 153 mil
Centro-oeste de janeiro a julho- 146 mil
Norte de janeiro a julho- 70,1 mil
São Paulo- 62,4 mil
Rio de janeiro- 14 mil
Minas gerais- 13,3 mil
Paraná- 12,7 mil
Pernambuco- 9,9 mil
Rio grande do sul- 9,6 mil
A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 620 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia; a leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná; a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal. Esta região é por excelência uma terra de transição entre as regiões Nordeste e Sul[carece de fontes]. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
É o centro vital do país. Nele estão os municípios mais populosos, a maior densidade populacional, os maiores depósitos de minério de ferro, as maiores hidrelétricas, a maior rede rodoferroviária e os melhores portos. É a mais importante região industrial, comercial e financeira do país. Emprega 70% do operariado brasileiro[carece de fontes] e usa 85% do total da energia elétrica consumida no Brasil[carece de fontes]. O