sudeste brasileiro
É composta por quatro estados:São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro.
Clima:
A Região Sudeste apresenta vários tipos de clima: tropical, tropical de altitude, subtropical, litorâneo úmido e semiárido.
O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. Apresenta temperaturas altas, com média de 22ºC, e duas estações bem marcadas: o verão que é marcado pelas chuvas, e o inverno que é seco.
O tropical de altitude predomina as partes mais altas do relevo e mantém temperatura média amena, em torno dos 18ºC. O clima Subtropical é marcado por chuvas bem distribuídas durante todo o ano, com temperatura média de 17ºC, predomina na região sul do estado de São Paulo.
No norte de Minas Gerais predomina o clima semi-árido, com estação seca bem destacada que pode durar até mais de cinco meses. As menores temperaturas registradas na região da Serra da Mantiqueira, que está localizada na divisa de Minas Gerais com os estados de Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.
Vegetação:
A vegetação da Região Sudeste varia de acordo com o clima e encontrar-se bastante devastada por causa da expansão agrícola. A Floresta Tropical é predominante na Região Sudeste. Nas encostas próximas do oceano, a Mata Atlântica é bastante rica em árvores altas, cipós, etc. Na medida em que ela adentra o continente, devido ao clima seco, a mata fica menos densa.
Em algumas áreas do interior é possível encontrar matas ciliares na beira dos rios, e nas áreas onde o solo predominante é impermeável, a vegetação encontrada é o cerrado com suas árvores baixas, vegetação rasteira e arbustos. No norte de Minas Gerais a vegetação é a caatinga por causa do seu clima semiárido. Nas áreas mais altas da Região Sudeste, aparece a mata de araucária. No planalto encontram-se os campos limpos, no de São Paulo e os campos serranos no sul de Minas Gerais. No litoral da Região Sudeste a