Vantagens e Desvantagens do Sudeste Brasileiro
A globalização é fase mais avançada do capitalismo e traz vantagens e desvantagens, ao mesmo tempo existem mudanças positivas para o nosso cotidiano há efeitos negativos em diversas regiões, principalmente naquelas com um grau de desenvolvimento maior como é na região sudeste. O desemprego em São Paulo vem batendo um recorde atrás do outro.
A globalização também conhecida como mundialização veio com o intuito de atender as necessidades capitalismo que favorecem muito mais os países desenvolvidos. É uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. No Brasil a expansão foi fundamental ao combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, sendo assim, os importados estão mais baratos e os produtos nacionais para ter uma boa concorrência estão com preços baixos e de melhor qualidade, alguns exemplos são eletrodomésticos, roupas, cosméticos, tipos variados.
Vantagem para o sudeste foram as indústrias que vieram surgir, empresas de fora se estabilizando em território nacional, para o consumidor foi um avanço muito importante, poder comprar produto de qualidade por um bom preço é o que todo mundo quer.
Mas tem um porem, a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego por lá, como também em outras regiões. Produzir mais com menos gente foi a alternativa dos grandes empreendedores, industriais, em fim, reduzir custos para baixar os preços. Preço baixo é o que incentiva o consumidor a comprar mais. Incorporavam novas tecnologias e máquinas. A mão-de-obra perdeu espaço e esse é um dos grandes desafios que, não só o sudeste do Brasil, mas algumas das principais economias do mundo têm hoje pela frente que é estabelecer um ponto o suficiente para absorver o serviço disponível no mercado, o que além, existe a dependência tecnológica dos países emergentes em relação