logistica
O mercado brasileiro de logística é estimado em US$ 70 bilhões. Desse total o custo relativo ao transporte responde pela maior parcela, variando entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos, superando o lucro operacional. Os gastos das empresas brasileiras com logística atualmente correspondem a 60% para transporte e 40% para armazenagem, administração de pedidos e estoque. Segundo dados da Associação Brasileira de Logística (Aslog), a logística já movimenta em cerca de 20% do PIB.
São cinco os modais de transportes de cargas: Aeroviário, Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário e Dutoviário. Cada um possui características operacionais e de custos especificas que os tornam mais adequados para determinados tipos de produtos e operações. Na sequencia encontra-se a descrição das principais características de cada modalidade com destaque ao modal ferroviário, objeto de estudo e a composição da matriz do transporte de cargas no Brasil.
Gráfico – Matriz de Transportes Brasil – 2010.Fonte: Ministério dos Transportes
Cada um com suas características, finalidades próprias, custos, vantagens e desvantagens os modais de transporte de carga, adequam-se ao tipo de carga a ser transportada, avaliada pela capacidade, rapidez e segurança, enfim usando toda a versatilidade do meio.
Cabe ao setor logístico da empresa escolher o mais conveniente para resolver o problema da empresa. Conheça os modais de transporte mais utilizados no Brasil:
MODAL AÉREO
Transporte adequado para mercadorias de alto valor, ou seja, objetos caros como pedras preciosas, jóias, documentos, nos quais necessitem de urgência para serem entregues.
As vantagens desse modal seria a rapidez e segurança na locomoção das cargas, otimizando custos com embalagens e estocagens de materiais e mercadorias perecíveis.
Porém pode trazer desvantagens perante aos outros modais, pois seu custo é elevado, além da capacidade e peso carregado ser menor.
Curiosidade: Apesar de