Técnicas Redatoriais
A peça só está pronta depois do título. O título é a última coisa a fazer-se.
A mudança do título por parte do editor-chefe não é considerado censura. O título da notícia nasce exclusivamente do Lead. Numa reportagem o título nasce directamente da entrevista (pode nascer de qualquer ponto de reportagem) mas passa directamente pela abertura. Tem sempre uma ligação com esta. Um título é parte integrante e essencial de qualquer peça jornalística. Cabe ao título estabelecer uma relação entre o saber novo e o saber anterior. Cabe-lhe dar a novidade mas contextualizando-a, sem esquecer os antecedentes da notícia.
Para ser bem sucedido o título tem de ser informativo, sintetizando o núcleo da notícia. Chamando o leitor à atenção.
O título deve ter garra, deve ser claro, conciso, preciso, ser actual e verídico.
Tem de chamar a atenção do leitor e tem de reter a atenção do leitor. Quando um título é bem redigido retem logo a informação mais importante. É o primeiro nível de informação do leitor.
À semelhança com o que acontece com publicidade também os títulos têm quase função de propaganda, chamando à atenção. Os títulos são uma espécie de rótulo que identificam as notícias e as diferenciam umas das outras.
Título Referencial Título referencial – Na secção de desporto ter, por exemplo: futsal, basquete, etc Muitas vezes confundem-se com a secção do jornal. Os títulos referenciais não informam sobre o que se passa pelo mundo, informam sobre o jornal, organizando-o e arrumando-o.
Regras do Títulos Informativos
1. Evitar interrogações. Caso use um título interrogativo devo contextualizá-lo dando-lhe um antetítulo.
2. Evitar títulos enigmáticos.
Função do Título
1. Revelar/Dar a essência da notícia
2. Antecipar sem a esgotar ou contar
3. Anunciar, apresentar e publicitar a história
4. Despertar a atenção do leitor, atraí-lo e agarrá-lo
5. Também tem de contribuir para a organização gráfica de uma