Contabilidade horizontal e vertical
A fundamentação teórica apresenta a base principal do objeto abordado no desenvolvimento do trabalho de estágio. Para se chegar aos resultados propostos neste trabalho, aborda-se na fundamentação teórica: Gestão de Pessoas; Subsistemas da Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas no Setor Público; Departamento Pessoal; Subsistemas do Departamento Pessoal; Controle de Jornada de Trabalho; Ponto Eletrônico; Controle de Jornada de Trabalho para as Empresas Públicas de Santa Catarina.
2.1 GESTÃO DE PESSOAS
A gestão de pessoas é contextualizada por pessoas e organizações, as pessoas passam a maior parte do seu tempo trabalhando, e dependem uma das outras para atingir o sucesso, seja individual ou organizacional. É comum ouvir-se falar que nos dias atuais as pessoas não estão sendo vistas como funcionários ou mensalistas, e sim como parceiros, colaboradores, e que todos trabalham juntos em prol de um objetivo comum.
Para Gil (2001, p. 17), “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”.
Gil (2009, p. 23) explica ainda que as organizações “[...] vêm sofrendo sérios desafios, tanto de natureza ambiental quanto organizacional: globalização da economia, evolução das comunicações, desenvolvimento tecnológico, competitividade etc.”.
Desta forma, as organizações passaram a investir nos seus colaboradores, e não somente em produtos e serviços, já que são eles quem fabrica os produtos, atendem os clientes e sabem como satisfazê-los (GIL, 2009).
O desempenho de uma organização depende da contribuição das pessoas que a compõe, através de conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando assim, decisões e ações para a organização. Chiavenato (2010) define os parceiros da organização, atribuindo quem são o que oferecem por ela e o que eles esperam como recompensa pelo esforço e trabalho dispensado. Os acionistas, ao