sucçao
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA
MOTRICIDADE ORAL
SUCÇÃO DIGITAL:
UMA ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA
JEANINE CORNELIA ELGERSMA
LONDRINA
2000
RESUMO
A pesquisa teve como objetivo principal estudar questões relacionadas à sucção digital.
Entre elas, a forma que é iniciada, quais as conseqüências e o que pode ser feito para que este ato possa ser interrompido. O trabalho visa esclarecer dúvidas e acrescentar informações a profissionais que recebem ou atendem crianças que apresentam a sucção digital, principalmente em relação a orientações e aspectos terapêuticos. Pode também ajudar aqueles pais, cuja dúvida é “o que fazer com meu filho que chupa dedo?”.
Verificou-se após o estudo, que um hábito como este, pode ser iniciado por diversos motivos. De semelhante modo, as conseqüências deste hábito diferem dependendo de fatores como tempo, intensidade, tipologia facial, entre outras.
Observou-se que as opiniões dos autores divergem, principalmente quando se trata da forma utilizada para a retirada do hábito. Há autores que possuem uma postura radical, ao contrário de outros, que esperam a ajuda da própria criança.
O trabalho auxilia a classe fonoaudiológica, oferecendo-lhe mais informações relacionadas ao assunto, uma vez que, quando procuramos algo sobre a sucção digital, a bibliografia encontrada na biblioteca da fonoaudiologia é restrita. É interessante para os pais, para que possam entender um pouco melhor o que pode estar acontecendo com seu filho quando este chupa o dedo. Também poderão obter maiores informações sobre atitudes a serem tomadas quando depararem com situações inesperadas.
2
SUMMARY
The main objective of this research was to study issues related to digital suction. Among them, the way it is started, the consequences , and what can be done for this act to be interrupted.
The present work intends to clarify doubts and add information for professional who treat or work with children that