SUCÇÃO E DEGLUTIÇAO DOS ALIMENTOS
Introdução:
O feto apresenta reflexo de sucção a partir da trigesima segunda semana de gestaçao, estando preparado neurologicamente para o sucesso da amamentaçao. A sucção é a primeira funçao do sistema estomatognatico, sendo uma açao neuromuscular. Qualquer problema no SNC e nas vias de transmissao pode acarretar anomalias de sucçao com conseqeunte de desnutriçao.
Fazer um comentário do que é sucção: chupar, sugar, absorver.
Estomatognático: um conjunto de músculos esqueléticos da cabeça e pescoço cuja função depende diretamente da ação motora do sistema nervoso central.
Fisiologia da sucção: (falar junto com o video 1)
A fisiologia da sucção envolve desde a sensibilidade do bebe em sentir com os lábios o mamilo da mãe ate o momento de deglutição do leite materno.
Os receptores táteis dos lábios do bebe detectam o bico e levam os músculos labiais a se contraírem firmemente em torno do mamilo, caracterizando um selamento, o colo do mamilo é o primeiro a ser comprimido entre o rebordo gengival superior e a ponta da língua cobrindo o rebordo gengival inferior com uma depressão da mandíbula e da lingual o que requer o trabalho dos músculos linguais. Junto a esses eventos ocorre a movimentação mandibular, quando a mandíbula desce o mamilo atinge um comprimento res vezes maior, momento em que a sucção é exercida por diminuição da pressão intrabucal, que se torna negativo. Na sucção a língua apresenta movimentações rítmicas do sentido anterior para o posterior. A pressão intrabucal não e suficiente para a descida do leite; por isso, é necessário a contração dos acinos mamários, que são estruturas gandulares localizada no final dos ductos onde será produzido e armazenado o leite.
Com a satisfação parcial da fome, o bebe, desperto continuar a mamar pela compressão periódica do mamilo, contudo a frequência media dos movimentos de sucção mantem-se a mesma, alterações espontâneas ou provocadas do estado de alerta levam o