Fisiologia Digestiva do Recém-Nascido
FISIOLOGIA DIGESTIVA DO LACTANTE
Reflexos ligados à amamentação
Ao nascer, a criança é movida por reflexos que auxiliam na obtenção da alimentação, garantindo sua sobrevivência. Ela apresenta o reflexo de busca e, quando estimulado na região perioral (face ou em volta da boca), gira a cabeça naquela direção com a boca entreaberta. E o estímulo sobre os lábios (sucção/deglutição), que resulta na abertura da boca, preensão do mamilo e, em seguida, começa a sucção. Além desses reflexos, o recém-nascido apresenta o reflexo da protusão, onde ele empurra com a língua os objetos que se aproximam dos lábios.
Sucção e deglutição
A sucção se apresenta de forma madura e ativa a partir da 34° a 36° semana de gestação, em um recém-nascido a termo normal esse reflexo e forte e vigoroso logo após o nascimento. A estimulação para esse reflexo é feita pela entrada do leite pela laringe, estimulação oral, pelo sabor e odor do leite, e, ainda, pela fome. Há dois tipos de sucção, a nutritiva e não nutritiva. A primeira tem por finalidade a extração do leite do peito ou da mamadeira, a segunda é estimulada pelo contato com a chupeta.
Para que haja a sucção é necessário que a criança abocanhe o mamilo, juntamente com a aréola e o tecido mamário logo abaixo, onde estão os seios lactíferos. Então os lábios se fecham e iniciam-se movimentos peristálticos da língua que iram comprimir o mamilo contra o palato duro, resultado na extração do leite.
A primeira da sucção dura cerca de 30 segundos, de forma rápida e contínua.