sucessões na empresa familiar
ALUNA: ROSIANA DE MOURA E SILVA
PROFESSORA: JULIANE XAVIER
DISCIPLINA: SUCESSÕES
O presente artigo versa sobre a importância do estudo da governança Corporativa em empresas familiares.
As empresas familiares não estão insentas de enfrentar dificuldades de relacionamento entre os membros da família o que pode afetar a direção dessas empresas familiares.
Neste tipo de governança corporativa é imprescindivél distinguir bens de família,(propriedades particulares) de bens patrimoniais. É importante buscar a realidade cultural da família fundadora e das relações emergentes entre os membros dessa família, que podem ser integrantes de diversas gerações, e titulares de diferentes interesses no que toca a administração do negócio.
Pode haver no entanto dois tipos de sucessões, no âmbito dessa relação jurídica, a sucessão da gestão isto é a direção da empresa e a sucessão do patrimônio.
A sucessão da gestão será voltada para a continuidade da administração da empresa e continuidade do negócio, em contra partida a sucessão patrimonial está aplicada aos bens dos herdeiros.
Por isso é indispensável que sejam buscado instrumentos jurídicos na área de Direito de Família e Sucessões, pois poderá haver nessa sociedade membros da família que não serão necesariamente herdeiros, como também herdeiros que não fazem parte da sociedade.
Em relação ao conjuge do De cujus, o que lhe dará direito, será o regime de bens adotado no registro civil, sendo o regime o de comunhão total, ou parcial de bens sendo assim o conjuge passará a ingressar no rol dos herdeiros necessários.
AUTORA DO ARTIGO
KARIME COSTALUNGA- Mestranda em Direito Privado
FONTE: PROQUEST