Subway Teoria da Administração
Aplicações das teorias no atendimento do subway:
Divisão do Trabalho
Estudo de tempo e movimento
Fadiga Humana
Especialização do Operário
Incentivos salariais e prêmios
Padronização
Supervisão Funcional
Aplicações das teorias no atendimento do subway:
Divisão do Trabalho e Estudo de Tempos e Movimentos: Na franquia SUBWAY nenhum funcionário ocupa uma função especifica, embora o trabalho seja dividido em etapas e baseado no sistema de tempos e movimentos de Taylor todos os funcionários passarão por todas as etapas e serão capazes de executar a maioria das tarefas do processo de preparo de sanduíches com exceção da gerencia.
Podemos notar que neste atendimento há uma clara influencia de Taylor na divisão do trabalho, cada funcionário executa em um tempo padrão movimentos regulares e prescritos pela administração e planejamento, neste tipo de produção importa-se muito mais o tempo perdido pelo homem e pelas maquinas do que o próprio funcionário.
Fadiga Humana: Assim como em diversos outros restaurantes de fast-food este método de explorado, como citado na estrutura organizacional da franquia SUBWAY cada funcionário executa uma tarefa diferente que é rigidamente padronizada para obter uma maior eficácia, rapidez e diminuir os custos.
Padronização:
Além da padronização no atendimento, ficou clara a organização e o padrão no estoque, na preparação do pão, ou seja, nas tarefas feitas no ambiente interno.
Especialização do Operário: O subway capacita os funcionários com treinamento, que é feita numa escola para cada funcionário aprender sua função com êxito. Embora cada funcionário execute uma função específica, para atingir um cargo mais importante, como o de gerente, por exemplo, dentro do estabelecimento ele terá de ter passado por todas as etapas do preparo, isso gera uma especialização e qualificação dos funcionários visando diminuir o material, o custo, o tempo e dar ênfase no trabalho em equipe.
Incentivos salariais e prêmios de