TRABALHO PSICOLOGIA 1 BI
.
A palavra inglesa behaviour significa comportamento, conduta. Os behavioristas de orientação positivista trabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.
John Broadus Watson (1878-1958) foi considerado o pai do behaviorismo metodológico , ao publicar, em 1913, o artigo “Psicologia vista por um Behaviorista”, que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais, e que tinha como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. Watson era um defensor da importância do meio na construção e desenvolvimento do indivíduo. Os seus estudos basearam-se no condicionamento clássico que partia do princípio de que o comportamento era modelado por estímulos e repostas conhecido como condicionamento clássico, ou seja um comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico.
A base do behavorismo é de que um estímulo provoca sempre a mesma resposta, pelo que não só seria possível prever os comportamentos, mas igualmente controlar a produção desses comportamentos.
- O behaviorismo analisa o comportamento em sí, e não alguma causa subjacente suposta.
- Todos os comportamentos, inclusive os inadequados, são adquiridos através da aprendizagem.
- Os princípios de aprendizagem podem ser extremamente eficazes na modificação do comportamento desadaptativo .
- Trabalha-se a partir de objetivos específicos claramente definidos.
- Parte do pressuposto que o comportamento é multideterminado.
Watson acreditava que podia gerar qualquer comportamento a partir de determinados estímulos, e afirma o seguinte:
“Dêem-me doze crianças sadias, de boa constituição, e a liberdade de poder criá-las à minha maneira. Tenho a certeza de que, se escolher uma delas ao acaso, e puder educá-la, convenientemente, poderei transformá-la em qualquer tipo de especialista que eu queira – médico, advogado,