IDENTIDADE MIGRA O
IDENTIDADE, MIGRAÇÃO E SUAS
DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS
1
4
Sylvia Duarte Dantas*
Laura Ueno**
3
Gabriela Leifert***
Marcos Suguiura****
Este artigo aborda algumas dimensões subjetivas da questão identitária a partir de uma perspectiva intercultural e psicodinâmica. Inicialmente apresentamos uma compreensão do termo identidade e os desafios que o sentimento de si enfrenta diante a migração. A partir de pesquisas de intervenção psicossocial realizadas no Serviço de Orientação Intercultural do Instituto de Psicologia da USP, discute-se a formação da identidade bi(multi) cultural, se esclarece as dimensões da identidade envolvidas nas relações familiares e redes sociais com a migração.
Palavras-chave: Imigração; Identidade bi(multi) cultural; Família, Rede social * Ph.D. em Psicologia Social pela Universidade de Boston, psicanalista e psicoterapeuta intercultural.
Idealizadora e coordenadora do Serviço de Orientação Intercultural, Instituto de Psicologia, USP Universidade de São Paulo / Brasil.
** Mestre em Psicologia Social pela USP, psicoterapeuta psicodinâmica intercultural da Equipe do Serviço de Orientação Intercultural, Instituto de Psicologia, USP - Universidade de São Paulo / Brasil.
***Mestre em Psicologia Social pela USP, psicoterapeuta familiar e intercultural da Equipe do Serviço de Orientação Intercultural, Instituto de Psicologia, USP - Universidade de São Paulo / Brasil.
**** Mestre em Psicologia Social pela USP, psicoterapeuta rogeriano e intercultural da Equipe do Serviço de Orientação Intercultural, Instituto de Psicologia, USP - Universidade de São Paulo / Brasil.
Rev. Inter. Mob. Hum., Brasília, Ano XVIII, Nº 34, p. 45-60, jan./jun. 2010
45
Identidade, migração e suas dimensões psicossociais
Por que é importante falar em identidade quando falamos em imigração? Quais as consequências para o mundo emocional e para a forma como a pessoa se vê e se entende? O que muda e o que não muda e como muda? Por quê? Que fatores podem facilitar ou