MODELO DE FICHAMENTO
2006.
[R1] Comentário: Referencial da obra
1. CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS
[R2] Comentário: Aqui pode-se dividir por capítulos ou em citações diretas e indiretas, lembrem-se que devem haver no mínimo 10 e no máximo 20 citações divididas igualmente, e que as citações escolhidas devem ser representativas da obra. A assim chamada "crise de identidade" é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.(p.1)
―O sujeito, previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado; composto não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não-resolvidas.‖(p.2)
[R3] Comentário: Citação direta com mais de 3 linhas, fonte 10, recuo de 4 cm, sem aspas.
[R4] Comentário: Citação direta com até três linhas, sem recuo e com aspas.
As transformações associadas à modernidade libertaram o indivíduo de seus apoios estáveis nas tradições e nas estruturas.
Antes se acreditava que essas eram divinamente estabelecidas; não estavam sujeitas, portanto, a mudanças fundamentais.(p.6)
[...] a identidade é realmente algo formado, ao longo do tempo, através de momento do nascimento. Existe sempre algo
"imaginário" ou fantasiado sobre sua unidade. Ela permanece sempre incompleta, está sempre "em processo", sempre "sendo formada.(p.10) As pessoas não são apenas cidadãos/ãs legais de uma nação; elas participam da idéia da nação tal como representada em sua cultura nacional. Uma nação é uma comunidade simbólica e é isso que explica seu poder para gerar um sentimento de identidade e lealdade (p.16)
As culturas nacionais são tentadas, algumas vezes, a se voltar para o passado, a recuar defensivamente para aquele "tempo perdido", quando a nação era "grande"; são tentadas
a