Substâncias
Consumidores: são os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Nesse nível trófico estão os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos e têm como representantes os urubus, abutres, hienas, moscas, etc.
Decompositores: reciclam a matéria orgânica, decompondo-a e degradando-a em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por micro-organismos, tais como fungos e bactérias. Historiografia e Teoria da História
CONCEITOS DE HISTÓRIA: os conceitos de História variam de período para período e entre as várias correnteshistoriográficas, sendo estas as mais importantes:
1. Positivismo: essa corrente visava explicar a História através do estudo dos fatos, datas e personagens históricos considerados importantes durante o período em estudo.
2. Marxismo: o marxismo (também chamado de Materialismo Histórico) tenta explicar as mudanças históricas através das condições materiais, modos de produção ou disputa entre classes sociais existentes em determinado período histórico.
3. História Nova (Escola dos Annales): para essa corrente historiográfica o estudo da História é o estudo do cotidiano de um povo, do modo como viviam, se organizavam, produziam ou se relacionavam política e socialmente.
CONCEITOS DE TEMPO: Varia também de escola para escola e do uso e das características que se considera no estudo da História:
1. Tempo Histórico: conjunto de características de uma sociedade em determinado período de sua História.
2. Tempo Cronológico: é o tempo determinado, medido pelo relógio, contado em anos, séculos, milênios, etc.
DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA
É uma forma de se