educação ambiental
PEMAG. 5º SEM. Tema
Educação ambiental nas séries iniciais das escolas publica e o desenvolvimento do senso crítico.
Delimitação do tema
A Educação Ambiental não se deve estar baseada, somente, na transmissão de conteúdos específicos, levando em conta a não existência de um conteúdo único e sim vários dependendo das faixas etárias a que é destinada o contexto educativo.
Pode-se usar conteúdos bem diversos na Educação Ambiental, tais como saneamento básico, degradação da fauna e flora, poluição em geral, efeito estufa, biodiversidade, reciclagem do lixo doméstico e industrial, energia nuclear, produção armamentista, esgoto clandestino, contaminação dos mananciais, assoreamento do solo, degradação da vegetação litorânea, aterro de mangues, entre outros.
O processo de sensibilização da comunidade escolar pode fomentar iniciativas que transcendam o ambiente escolar, atingindo tanto o bairro no qual a escola está inserida como comunidades mais afastadas nas quais residam alunos, professores e funcionários, potenciais multiplicadores de informações e atividades relacionadas à Educação Ambiental implementada na escola.
Portanto é importante explorar a educação ambiental nas séries iniciais com fim de desenvolver o senso crítico das crianças já neste período de escolarização.
Problema
Os problemas ambientais de nosso tempo são fruto de um contínuo processo de degradação. Alguns destes problemas não possuem mais "conserto", mas podemos desenvolver soluções amenizadoras. Para que as gerações futuras não sofram com os degrados causados pelos maus gestores urbanos e ambientais devemos dar voz ativa aos futuros cidadãos do planeta azul.
Como desenvolver o senso crítico nos alunos de séries iniciais para que se tornem um ser político no sentido de reivindicar justiça social e autogestão em relação ao meio ambiente futuramente? Como fazer com que estes alunos tomem consciência do meio ambiente global e de problemas conexos e de