substancias dopantes
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física. Como tema do trabalho, pretendemos tratar um dos problemas mais graves, sérios e atuais do desporto: “Substâncias dopantes”, ou seja, o doping. Hoje em dia o doping é um dos problemas mais atuais e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsificar a “verdade desportiva” mas também porque a prática do consumo destas substâncias é na sua maioria muito perigosa para os próprios atletas. Com este trabalho o nosso grupo pretende definir e explicar em que consiste a prática do doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, que capacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar a saúde dos desportistas.
Iremos também anexar exemplos de atletas que foram exemplos de consumidores de doping (anexo 1). Cada um é forte á sua maneira, uns usam as suas próprias forças outros usam forças de drogas.
O Que é o doping?
Doping consiste na administração ou uso, por parte de qualquer atleta, de qualquer substância fisiológica tomada em quantidade anormal ou por uma via anormal sendo a única intenção a de aumentar de uma forma artificial e desonesta a sua performance na competição. Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, atribuindo-lhes vantagens competitivas desleais, em relação aos atletas que não recorrem a estas substâncias para obter o sucesso.
Porque existe o doping?
O aparecimento do doping deve-se a factores externos à própria essência do desporto e tem a ver, essencialmente, com a constante pressão que é exercida sobre os praticantes ao “exigir-se-lhes” uma superação constante e contínua do seu rendimento desportivo. Alguns atletas recorrem ao doping para conseguir a vitória com menor esforço. O profissionalismo amplamente divulgado pelos media e por