antro
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, a pedido do professor José Dias.
Como tema de trabalho, optei pelo doping, pois têm ocorrido bastantes práticas deste no desporto, o que leva, por vezes, à morte de bastantes atletas.
Em primeiro refiro o conceito de desporto, para depois definir o doping e mencionar as origens deste. Após isso, mostro os tipos de doping existentes e as substâncias integradas em cada um deles, e explicando também como se realiza um teste anti-doping.
Espero que o trabalho concretizado seja apelativo e informativo, como também que este tema seja bem explícito e tratado da melhor maneira possível.
Conceito de Desporto
O desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
Para ser desportista tem de haver envolvimento, habilidade e capacidades motoras.
A prática regular da actividade física pode ser um contributo muito importante para a prevenção dos riscos de ordem biológica, psicológica e social.
O que é o doping?
O doping não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos.
O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo (não devemos, no entanto, confundir doping com treino físico rigoroso).
Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.
História do Doping
Ao longo dos tempos, os atletas têm usado substâncias e métodos artificiais para aumentar o seu rendimento e possuírem vantagem desportiva.
O primeiro caso relatado de doping passou-se em 1886, em que um ciclista inglês morreu de overdose