ENTRE O BEM E O MAL
1. o que significa dizer que a nao indiferença e a essencia do valer
O que é ser indiferente? É ser comum, qualquer, igual a todos. Quando é citado o "não", todos esses conceitos são invertidos. Reescrevendo, com o mesmo sentido, temos: "A diferença é a essência do valer". Significa que "O valer a pena" é marcado pela diferença. Ex: Para valer a pena, mostre o seu diferencial.
2. explique esta afirmaçao o ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições
Porque os animais irracionais, vivem livremente entre eles, uns para com os outros em igualdade. Já o ser humano, que poderiam se ajudar mais, pois Deus lhes concede sabedoria e raciocínio lógico, prejudica sua própria espécie.
3. porque nao é contraditorio afirmar que a moral autentica supõe a aceitação livre das normas,ao mesmo tempo que a moral tem um caráter historico e social ?
A moral nos faz seguir normas, regras sem ao menos conhecê-las, pois quando nos preoculpamos uns com os outros somos cuidadosos, fazemos que haja um bem estar comum, e isso que de alguma forma acontece durante toda a história quando o homem busca pelo bem estar de todos.
4. como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever(a obrigação) e a liberdade ?
A moral faz com que tenhamos atitudes que respeitarão o limite do seu próximo e consequentemente te traga paz e harmonia no meio em que vive, isto é uma liberdade de convivencia pacífica no meio em que vive.
capitulo 19: podemos ser livre
1. faça o fichamento das concepções de liberdade incondicional e livre-arbítrio liberdade Incondicional: É algo restrito não é "livre" por completo. Existe algo, que impede o individuou de fazer algo.
Livre Arbítrio: Você tem direito de fazer oque quer! " " Respeitando claro as leis ou normas de onde quer que você esteja.
OBS: Querendo ou não tanto na liberdade incondicional quanto no livre arbítrio estaremos sujeito a "seguir" algo. Nunca estamos livres por