Entre o bem e o mal
Os Valores; Moral e Ética; Caráter histórico e social da moral; A liberdade do sujeito moral; Dever e liberdade; A bússola e a balança; Ética aplicada; Aprender a conviver. #Valores
Diante de pessoas, coisas e situações, estamos constantemente fazendo avaliações: “Esta moto é boa, gosto da sua aparência”.
#Juízos de realidade e Juízos de valor
Juízos de realidade: Quando partimos do fato de que a moto existe.
Juízos de valor: quando lhes atribuímos uma qualidade que mobiliza nossa atração ou repulsa.
Os valores, num primeiro momento, são herdados. Ao nascermos, o mundo cultural é um sistema de significados já estabelecido, mas que é constantemente desafiado.
#Moral e Ética
- Moral:
É o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social. De modo simplificado, o sujeito moral é aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgrida as regras morais admitidas.
-Ética:
Ética ou Filosofia Moral é a reflexão sobre noções e princípios que fundamental a vida moral.
#Caráter histórico e social da moral
A fim de garantir a sobrevivência o ser humano age sobre a natureza transformando-a em cultura. Para que a ação coletiva seja possível, são estabelecidas regras que organizam as relações entre os indivíduos, como mostra Claude Lévi-Strauss com a proibição do incesto.
#A liberdade do sujeito moral
A moral, ao mesmo tempo que é o conjunto de regras de como deve ser o comportamento dos indivíduos de um grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas... a exterioridade da moral pressupõe portanto a necessidade da interioridade, da adesão mais íntima.
# Dever e liberdade
Para ser moral, um ato deve ser livre, consciente, intencional mas também solidário.
Somos responsáveis por nossos atos e a responsabilidade cria um dever.
A obediência à lei livremente escolhida não é coerção: ao contrário, é liberdade.
# A Bússola e a balança
- A bússola: