Doping
A DOPAGEM : O DOPING NO DESPORTO
Rúben Gomes Nº17 TT 09/12
INTRODUÇÃO Neste trabalho vou falar de um dos problemas mais graves e actuais do desporto: o Doping. No conteúdo deste trabalho vai estar presente, a definição de Doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, que capacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar a saúde dos desportistas.
O QUE É O DOPING?
O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo (não devemos no entanto confundir doping com treino físico rigoroso). Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.
DOPING: DROGAS E MÉTODOS
De entre todas as drogas e substâncias dopantes que encontrámos podemos dividi-las em vários grupos e classes, sendo estes:
- Esteróides anabolizantes
- Estimulantes
- Analgésicos
- Beta-bloqueantes
- Hormonas peptídicas
- Agentes mascarantes
- Beta-agonistas
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES:
Os esteróides anabolizantes são as drogas mais utilizadas no desporto de alta competição, especialmente nos desportos que necessitam grande força física e consequentemente, grande força muscular. Os esteróides existem naturalmente no nosso organismo, principalmente em indivíduos masculinos. Um dos exemplos mais comuns é a testosterona, a principal hormona esteróide masculina e que existe em ambos os sexos mas que apresenta concentrações 20 mais elevadas nos homens do que nas mulheres.
As hormonas esteróides possuem basicamente 2 funções no organismo: a função androgénica e a função anabolizante. A função