Santiago do chile
Santiago é a capital e maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes. É o centro cultural, administrativo, industrial e financeiro do país. No ano de 2002 tinha uma população de 5,428,590 habitantes, o que equivale a cerca de 35,9% da população total do país. Santiago, além disso, é a sétima cidade mais habitada da América Latina e uma das 45 maiores áreas metropolitanas do mundo. É a terceira cidade com melhor qualidade de vida na América Latina.
RELEVO E LOCALIZAÇÃO
A cidade de Santiago está localizada principalmente em um vale chamado "vale central". Este vale é parte da conhecida Depressão Intermediária e está delimitado claramente pelo cordão Chacabuco no norte, a Cordilheira dos Andes no leste, a Angostura de Paine no sul e a Cordilheira da Costa no oeste. Esse vale tem a extensão de 80 km na direção norte-sul e de 35 km na direção leste-oeste, aproximadamente. Santiago está localizada em uma área semi-árida.
CLIMA
O clima de Santiago corresponde ao clima temperado, com chuvas no inverno e estação seca prolongada, mais conhecido como clima mediterrânico continentalizado. O clima é mais seco no verão, com poucas chuvas registradas, devido à dificuldade de entrada de umidade na área graças ao relevo ao redor da cidade. A principal característica climática de Santiago é a concentração de cerca de 80% das precipitações durante os meses principalmente de inverno (maio a setembro). É a quarta capital mais fria da América do Sul.
ECONOMIA
A cidade de Santiago é o principal pólo de desenvolvimento econômico do Chile e um dos mais importantes da América Latina. Santiago em 2005 era a 5ª cidade com maior poder aquisitivo da América Latina. Estudos projetam que em 2020, Santiago será a 2ª cidade com maior poder aquisitivo da América Latina. Segundo a revista América Economia, Santiago é uma das melhores cidades para se