subordinacao
1. Introdução
O presente trabalho debruça se em volta da subordinação que é um processo de formação de frases complexas caracterizado por um sistema de encaixe – a oração subordinada está encaixada na oração subordinante. Portanto consta nesse trabalho a descrição de todo o tipo de subordinação a saber:
Oração subordinada temporal, oração subordinada causal, oração subordinada condicional, oração subordinada final, oração subordinada comparativa, oração subordinada completiva ou integrante e por fim o quadro de algumas conjunções e locuções subordinativas.
Temos como objectivo geral estudar o processo de formação das palavras subordinadas, e como objectivos específicos compreender a pertinência do uso correto das locuções e conjunções, reflectir em volta do processo subordinativo.
Usamos como metodologia para elaboração deste trabalho a consulta bibliográfica.
2. Subordinação
Na perspetiva de JEAN DUBOIS, subordinação é a relação existente entre uma palavra que rege e uma palavra regida, através do qual a forma da segunda parece depender necessariamente da natureza da primeira. Subordinação é um processo de formação de frases complexas. Este processo é caracterizado por um sistema de encaixe – a oração subordinada está encaixada na oração subordinante.
Ex: Ele tem fome [porque comeu pouco].
2.1. Subordinado
Ainda na perspetiva do mesmo autor, subordinada ou posição subordinada é a proposição (ou membro da frase centrado no verbo) que esta subordinada a outra, a ela liga por uma relação de subordinação.
A subordinada não possui anatomia gramatical e não poderá ser utilizada tal como esta numa frase simples.
2.2. Subordinante
Chamam-se subordinantes as palavras que instituem uma relação de subordinação, como conjunções subordinativas, os pronomes relativos, os pronomes e advérbios interrogativos indirectos.
3. Tipos de orações
3.1. Oração subordinada temporal
Subordinada que estabelece