Subjetividade
O presente trabalho refere.se ao assunto denominado subjetividade que pode ser visto como o mundo interno do sujeito onde ele organiza e forma opiniões. Este termo subjetividade é recente na area da pisicologia derivando da filosofia. Neste trabalho objetivamos a possivel conpreensao o conceito subjetividade sua origem e processo de construcao da subjetividade.do individuo.
SUBJETIVIDADE
O termo subjetividade surgiu no final do século XIX, no campo da filosofia, para a psicanálise. Mas foi no final do século XX, que a subjetividade ganhou ênfase na área da psicologia, mas é somente no seu final que ele se despe de um sentido naturalizado e substancializado de interioridade, passando a ser pensadoem termos históricos, sociais e políticos – como produção de subjetividade, apresentando-se contemporaneamente como objeto possível para muitas psicologias de cunho crítico, como alternativa a uma problematização da “identidade”, exatamente por buscar dar conta das diferenças.Esta perspectiva histórico-política da subjetividade ganha destaque neste momento em decorrência do declínio do conceito de identidade, que se esgota numa exaltação ao“idêntico”: este movimento de se repetir, de se fazer idêntico a si mesmo para facilitar a visibilidade social e permitir a localização e captura pelos poderes. Visibilidade de duas vias: do sujeito que se repete e se reconhece idêntico a si mesmo, e que neste movimento se expõe à vista dos outros, tornando-se identificável e capturável pela lei, pela norma, pela moral.As diferentes concepções de “subjetividade apontam para diferentes sujeitos”.
Segundo a analise de Saviane, Marx deixa claro que a subjetividade se dá através das relações com o outro e que também é um processo histórico social. Mas para Ghiraldelli J. , pode ser explicada também pelo eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito epistemológico, as experiências e a cultura. Bem como, para Vigotsky, que menciona