Subdivisões de recursos humanos
Os processos de provisão estão relacionados com o suprimento de pessoas para a organização. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como sua integração às tarefas organizacionais. Os processos de aprovisionamento representam a porta de entrada das pessoas no sistema organizacional. Trata-se de abastecer a organização dos talentos humanos necessários a seu funcionamento.
O Ambiente Organizacional
Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que concorrem entre si em relação as suas necessidades de entradas e saídas. Desse ambiente a organização recebe as informações e os dados para tomada de decisões, os insumos necessários as suas operações, entrada de recursos financeiros, entrada de talentos humanos, bem como as restrições impostas pelo ambiente.
O ambiente constitui o cenário de todas as operações de uma organização. Mas, de todos esses aspectos do ambiente, interessa-nos especificamente o fato de que os recursos humanos ingressam e saem do sistema gerando uma dinâmica particular .
Em termos de provisão de recursos humanos, existem dois tipos de mercado bem distintos, porém, estreitamente entrelaçados e inter-relacionados : o Mercado de Trabalho e o Mercado de Recursos Humanos. Qualquer mudança em um deles certamente provocará mudanças no outro e vice-versa.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Quanto maior o número de organizações de uma região, tanto maior o mercado de trabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego.
O mercado de trabalho comporta-se em termos de oferta e procura, ou seja, de um lado há disponibilidade de empregos e de outro, demanda de empregos,