Subacetato de chumbo
Em que:
LPb - leitura sacarimétrica equivalente à de subacetato de chumbo.
Brix - teor de sólidos solúveis do caldo.
Figura [ 1 ] - Sacarímetro. Fonte: Google Imagens Segundo Aline Maíra Silva, em resumo de todas as atividades do controle da qualidade da cana-de-açúcar e seus produtos desenvolvidas na Usina Ijopuca S/A, a metodologia prevê que em um Erlenmeyer de 250 ml sejam adicionados 150ml de caldo de cana e a aplicação de 2 a 3g de sub-acetato de chumbo seco, fecha-se o recipiente, posteriormente, colocando-o em agitação. Os passos finais são a filtração do caldo e sua disposição dentro do tubo sacarimétrico para a leitura da Pol.
* Propriedades Segundo a ficha elaborada em 2008 pela Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda, trata-se de um produto comercializado na forma de pó inodoro de cor branco-amarelado, solúvel em água, tendo seu ponto de fusão a 75ºC e decomposição acima dessa temperatura. Deve-se evitar aquecimentos fortes, pois em caso de incêndio da substância podem-se formar “fumos de chumbo” que são substâncias voláteis que contém chumbo e são prejudiciais à saúde animal. Recomenda-se também que não sejam utilizados com ácidos fortes, já que são substâncias incompatíveis.
* Toxicidade Deve-se evitar o contato com o produto já que é nocivo por inalação (na forma em pó, por exemplo) e ingestão. A toxidade do produto é aguda, sendo que a dose letal (LD50) testada por ingestão oral em ratos foi de 200mg/kg. Produz efeitos muito tóxicos em organismos aquáticos. É de grande