Filosofando
Segundo o dicionário Aurélio – cultura tem sua origem no latim cultura, que significa cultivar o solo, cuidar, somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica. Ora, SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povos. Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um fator essencial na promoção da saúde. O indivíduo deve encorajar a diversidade na área, lembrando que o conhecimento inovador é responsável por produzir transformações no cotidiano. A cultura produz identidade e coesão social, abrindo também novas oportunidades para a crítica, a empatia e a política.
Nossa cidade realmente está carente de projetos culturais, sabemos que a Casa de Cultura oferece alguns cursos, mas Cultura não são somente cursos de artesanato, música, dança e pintura, não que eles não sejam importantes, são muitíssimo, mas Guairá precisa de projetos culturais que realmente complemente essas aulas. Temos inúmeros músicos, artistas de diversos gêneros em nossa cidade que ficam a mercê apenas dessas aulas. Eles merecem muito mais, como Festivais de Música, apresentações de teatro, dança entre outros variados projetos que nossa cidade pode abrigar.
O artista seja ele escritor, pintor, cantor, compositor – e também o esportista – sente-se grande quando sua identidade cultural é reconhecida. Alguém que é respeitado pelo que é capaz de realizar, e, na velhice, mesmo se incapaz de criar, por limitações decorrentes da idade (mãos trêmulas, declínio da voz, fraqueza muscular etc.) será freqüentemente solicitado a transmitir suas vivências aos mais jovens. Desta forma, o indivíduo sente-se útil e é gratificante recordar as glórias passadas sentindo que contribui ainda para estimular e incentivar o ideal de uma vida.
O grande papel de projetos culturais é