Produção de bioetanol
Motores Ciclo Otto são equipamentos de combustão interna, com 4 estágios. Funcionamento do ciclo otto: O motor de combustão interna é uma máquina que absorve ou admite o ar da atmosfera, o combustível do tanque, une estes dois elementos formando a mistura proporcional de ar mais combustível o mais ideal possível e comprime a mesma em um local denominado câmara de combustão. Depois que esta mistura está comprimida pelo pistão na câmara de combustão o sistema de ignição, sincronizado com o motor, gera uma centelha elétrica nas velas que estão rosqueadas dentro da câmara inflamando a mistura, gerando uma explosão e consequentemente um deslocamento de massa empurrando o pistão para baixo e gerando força, torque e movimento rotativo. Quando este processo ocorre é finalizado com a expulsão dos gases queimados para fora do motor.
2- Segundo a RESOLUÇÃO ANP Nº 36, DE 6.12.2005, que estabelece as especificações do Álcool Etílico Anidro Combustível (AEAC) e do Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC) comercializados pelos diversos agentes econômicos em todo o território nacional, defina os seguintes itens:
a) Álcool etílico hidratado combustível o AEHC é mistura hidroalcóolica com teor alcoólico mínimo de 92,6° INPM.
b) Álcool etílico anidro combustível o AEAC é composto quase nenhuma porcentagem de água livre e teor alcoólico com 99,3° INPM.
c) De acordo com a tabela de especificações do AEAC e do AEHC da mesma resolução, qual a quantidade de água aceitável em cada tipo de etanol.
AEHC = 6,2% - 7,4%
AEAC = 0,6% 3- Defina os seguintes tópicos relacionados às propriedades combustíveis do etanol e da gasolina e faça uma comparação entre os dois combustíveis.
d) Octanagem
Octanagem é a capacidade que o combustível tem, em resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação. A detonação, também é conhecida como batida de pino, e pode destruir o motor. Quanto maior a