Memorias
A memória principal é marcada pela sua alta capacidade, que às vezes é sacrificada pela sua alta velocidade, enquanto a memória auxiliar que é mais lenta, tem capacidade maior de armazenamento. A velocidade muitas vezes é atrapalhada pelo tempo de acesso que é o tempo que uma palavra demora para ser encontrada na memória. Para evitar esta perda existe o dispositivo aleatório que é ligado diretamente à palavra que se quer encontrar.
Existem dois tipos de memória primária: uma é a memória de acesso aleatória RAM (Randon Access Memory), onde pode-se armazenar dados em qualquer momento e lê-los novamente quando quiser. Nesta memória são carregados e executados os programas. Outra é a memória de leitura ou ROM (Read Only Memory), onde os dados podem ser armazenados em EPROM na sua fabricação. O computador pode ler os dados, mas não pode alterá-los. A ROM é utilizada para reter certos dados constantes que o computador precisa para poder operar normalmente.
• . Memória de Acesso Aleatório
Basicamente o funcionamento de uma memória aleatória Ex: receberemos da memória uma palavra com 72 números de bits. Os endereços ou números de endereço na memória passam consecutivamente, começando pelo endereço 0 e passando até o maior endereço. Assim, no endereço 0, acha-se uma palavra, no endereço 1 uma segunda palavra, no endereço 2 uma terceira palavra, etc., até a palavra final no maior endereço. Esta memória tem uma característica peculiar que é de possuir uma leitura não destrutiva (leitura não destrói nem altera uma palavra armazenada).
• Memória de acesso aleatório (de inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
• A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em todos os computadores, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos