Stress
O stress não é mais do que a reacção do nosso corpo a agressões físicas e psíquicas a que o mesmo é sujeito e que perturbam o equilíbrio do ser humano.
Durante o período de gestação, uma mulher pode passar por algumas fases de stress. As razões são diversas, mas o medo do parto, o receio do que irá acontecer, aliado às dúvidas de como será depois de o bebé nascer, os receios relativamente à mudança que se aproxima são algumas das causas mais conhecidas como geradoras de stress. Se a isso aliarmos a agitação do dia a-a-dia, os compromissos profissionais, as tarefas domésticas, aliadas ao estado de gravidez, pode fazer com que a mulher se sinta cansada, irritada e doente.
Não deverá ser esquecido que todas as alterações causadas pelo stress na grávida poderão interferir no normal desenvolvimento do bebé. Se a mulher está ansiosa ou stressada durante a gestação, existirá uma maior probabilidade do bebé vir a desenvolver problemas emocionais, de comportamento e de aprendizagem
Por essa mesma razão, a grávida não deverá sentir vergonha de pedir ajuda nestas condições.
Deverá falar com o seu marido, ou com os pais ou até mesmo com uma amiga. Depois de ter conseguido identificar a origem do stress, a razão que o provoca, a grávida será mais fácil de aprender a lidar com o stress e até a diminui-lo.
Deverá aprender-se a organizar o tempo. Isto fará com que se consiga reservar tempo para todas as tarefas, desde as profissionais, às caseiras e até mesmo ao lazer.
Uma boa caminhada à beira da praia ou no campo é um excelente exercício que todas as grávidas deveriam fazer. Além de ser bom para o corpo é um revigorante para a alma.
Durante o horário de expediente, a grávida deverá fazer breves pausas.
Estimule a sua criatividade, dedicando algum do seu tempo a um hobby que lhe agrade.
A música clássica é outra óptima opção no alívio do stress - Beethoven ou Bach, são poderosos calmantes que baixam a pressão sanguínea e que