stress ocupacional
DELIMITAÇÃO DO TEMA O tema escolhido para a elaboração deste projeto “A qualidade de vida no trabalho e o estresse diante das metas estabelecidas no setor bancário” busca ações que tragam aos colaboradores da empresa Banco do Brasil S.A., novas maneiras para prevenir riscos na saúde ocupacional.
JUSTIFICATIVA
O tema do trabalho justifica-se que uma Instituição financeira como o Banco do Brasil, não pode deixar de conhecer e procurar melhorar a qualidade de vida no trabalho, diminuir os níveis de estresse e os riscos de doenças ocupacionais e não ocupacionais de seus colaboradores.
A empresa em que estou desenvolvendo o projeto de pesquisa é uma instituição financeira que atua na área de prestação de serviços como, empréstimos, contas correntes e poupanças, financiamentos, consórcios, aplicações, serviços on-line, cartões de crédito e débito, transferências, pagamentos, esta empresa é o Banco do Brasil S.A. Como o Banco trabalha muito sob pressão, foi constatada necessidade da prevenção de doenças ocupacionais e não ocupacionais, por exemplo, o estresse ocupacional, para que o colaborador consiga trabalhar e atingir metas e a satisfazer seus clientes.
Visto que, se a qualidade de vida no trabalho não atender às necessidades dos colaboradores poderá causar insatisfação e assim aumentar os níveis de estresse, com possibilidades de acarretar prejuízos à saúde e na qualidade de seus serviços.
Com a concorrência sempre inovando é preciso ter uma diferencial para destacar no mercado, e nada melhor do que um colaborador saudável e ativo.
Há necessidade de estudos para que se possa melhor entender o relacionamento entre seus possíveis reflexos na saúde/doença dos colaboradores e as condições de trabalho e, como também, pela necessidade de elaborar e testar instrumentos de pesquisa relativos à QVT de colaboradores e, desta maneira, contribuir para o