TIJOLO ECOLOGICO
O aumento da construção no senário mundial vem causando inúmeros impactos negativos no meio ambiente e escassez dos recursos naturais. Surgiu então a necessidade de inovar os processos da construção civil visando minimizar esses impactos e garantir a sustentabilidade.
Os Tijolos Ecológicos chamados assim porque mesmo atendendo às especificações exigidas pelas normas técnicas, evita a utilização do processo de queima de madeira e combustível que além do corte de árvores também impede que grande quantidade de monóxido de carbono que seja lançada na atmosfera. O processo para estabilização do solo é feito a partir da adição de cimento associado com a qualidade do solo utilizado.
As vantagens da utilização do tijolo ecológico vão desde a fabricação até a aplicação no canteiro de obras, como baixo custo na sua produção. A resistência à compressão do tijolo ecológico é semelhante à do tijolo convencional e a qualidade final é superior, e na construção há redução no consumo de argamassa.
Neste trabalho vamos apresentar todos os processos envolvendo a fabricação, produção, construção, composição, empresas, gestão ambiental, inovação e comparação com o tijolo convencional.
As pesquisas nas quais se utilizam materiais e técnicas alternativas de construção, como o aproveitamento do solo, estão assumindo grande importância na engenharia, inclusive porque estas técnicas são utilizadas para redução de custos e preservação ambiental.
O objetivo deste trabalho é mostrar como inovação na área da gestão ambiental possibilita também economia e um produto de qualidade. Observando através do aprofundando teórico o uso matéria prima solo e seu potencial na construção civil.
O tijolo ecológico feito à base de solo representa uma alternativa, importante, aos métodos utilizados convencionalmente, pois sua aplicação na construção vem do resultado de pesquisas que visam viabilizar a economia agilidade e desenvolvimento com uma consciência voltada para a