Stress Ocupacional
Uma preocupação no quotidiano de um trabalhador Maria Manuela Lino Dourado
GEI, 21104651
3º Ano
Porto, 12 de Maio de 2014
Stress Ocupacional
Página 2
Stress Ocupacional
Resumo
No nosso dia-a-dia a cada vez mais motivos para o trabalhador se sentir sobre pressão quando exerce a sua função, isto pode ser causado pela conjuntura económica, problemas familiares, sociais, religiosos e muitos outros.
Inicialmente é preciso entender o que é o stress e por consequente o stress ocupacional que é o que importa para este caso. É necessário entender muto bem o stress ocupacional para que erros não sejam cometidos devido a falta de conhecimento por parte da gestão.
Digo isto porque a experiência psicológica de stress, quando intensa e prolongada, poderá relacionar-se
com
sintomas
físicos,
emocionais,
intelectuais
e
comportamentais, com repercussões na saúde do indivíduo e da própria Organização.
Página 3
Stress Ocupacional
Palavra chave: Stress, Stress ocupacional, fatores de stress
Índice
Página 4
Stress Ocupacional
Índice de tabelas
Tabela 1 – Escala de reajustamento social
Tabela 2 – Sintetização do processo de stress ocupacional
Página 5
Stress Ocupacional
Introdução
O stress pode ter consequências organizacionais e pessoais, e estas revelam se tanto ao nível intelectual como na relações sociais e no respetivo comportamento organizacional, provocando desta forma elevadíssimos e avultados custos para as próprias organizações.
Um estudo feito na união europeia revela que o stress ocupacional esta em segundo lugar entre os problemas de saúde mais frequentes no contexto da saúde ocupacional, afetando um colossal de trabalhadores da união europeia.
Reconhecendo o grande impacto que este assunto tem na nossa sociedade e também nas organizações, e visto que por parte de muitos gestores ainda está ausente nas suas maneiras de gerir o fator stress devido a