Consequ ncias do stress Ocupacional no trabalho e na sa de
DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE SENAC PORTO ALEGRE
TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Luciana Braz da Luz Pereda
“Consequências do stress Ocupacional no trabalho e na saúde.”
Porto Alegre
12/05/2015
1) Conceitue Burnout: é uma síndrome psicológica que tem uma reação prolongada dos estressores interpessoais crônicos, precedido do esgotamento físico e emocional intenso, cuja causa está ligada a vida profissional.
2) Descreva as três principais dimensões da Síndrome de Burnout:
- Exaustão: refere-se a um individuo além dos seus limites de recursos físicos e emocionais. Os indivíduos se sentem esgotados, sem nenhuma forma de reposição, fazendo com que precisem de energia para enfrentar mais um dia, ou mais um problema. Queixas como: “Estou exausto e com muito trabalho para fazer” surgem seguido. As principais fontes disto são: sobrecargas de atividades e conflitos no ambiente de trabalho.
- Ceticismo: refere-se a uma reação negativa e insensível dos diversos aspectos do trabalho. Ela se desenvolve em resposta a sobrecarga de exaustão emocional. Quando ocorre dos indivíduos estarem fazendo muitas atividades, acabam se retraindo e reduzindo o que estão fazendo. Na medida em que essa dimensão vai se desenvolvendo, as pessoas vão perdendo a vontade de dar o seu melhor, e passando assim a fazer o mínimo possível.
- Ineficácia: refere-se as sensações de incompetências e a falta de realização e produtividade no trabalho. Isso ocorre por conta da falta de apoio social e por falta de oportunidades de desenvolvimento profissional. Essa dimensão faz com que os indivíduos pensem que erraram na escolha da sua profissão, com perguntas do tipo: “O que estou fazendo? Porque estou aqui?” E acabam pensando que se tornaram pessoas ruins.
3) Explique os motivos pelos quais as empresas devem se preocupar com o Burnout no emprego: as empresas devem se preocupar com o Burnout no emprego, pois podem