Stop Motion
Há muito tempo o homem ambicionava pela produção de movimento por meio da imagem. Até o momento as representações gráficas buscavam trazer um corpo em deslocamento, como é analisado nas gravuras rupestres.
George Mélies (1861-1938) foi um notório mágico ilusionista francês, ele foi o percursor no uso da técnica em Stop Motion. Esta técnica de animação permitiu a Meliés criar fantásticas ilusões, como foi feito em uma de suas obras-primas "Viagem à Lua" de 1902. Mélies já utilizava o método primário da animação em Stop Motion, que consiste em: filmar uma imagem, parar a câmera, alterar a imagem, filmar novamente, parar a câmera e alterar de novo a imagem. Este processo é denominado frame a frame. Em 1906 nos Estados Unidos, um cartunista chamado James Stuart Blackton, considerado o pai do cinema de animação americano, e um dos que mais experimentou nesta área, produziu um de seus filmes mais ilustres "O Hotel Mal-assombrado", de 1906. Neste filme o público pode ver pela primeira vez objetos se movimentando sozinhos, ele também fez uso da técnica frame a frame, que então ficou conhecida como Stop Motion. No mesmo ano Blackton produziu a primeira tentativa de desenho animado, chamada The Humorous Phases of Funny Faces, com apenas três minutos de duração. Émile Cohl, nasceu em Paris (1857-1938). Era bom em caricatura, fotografia, pintura, poesia, escrevia comédias e era fascinado por truques e mágicas.
Em (1908), realizou seu primeiro filme, chamado "Fantasmagorie". O filme era similar ao de Blackton, porém possuía mais desenhos. No filme de Cohl, a história era contada por meio de caricaturas que se moviam na tela, e não truques feitos com objetos reais. George Pal (1908-1980) Contratado pela Paramount, criou uma série de curtas de animação chamada "George Pal Puppetoons". Na série ele utilizava bonecos de madeira cuidadosamente vazados e fotografados para criar uma animação tridimensional jamais vista antes. Considerado como o primeiro